segunda-feira, 29 de junho de 2009

Portugal aposta nos carros eléctricos

O Primeiro Ministro e o Ministro da Economia apresentaram hoje o programa para a mobilidade eléctrica em Portugal.

A rede nacional de mobilidade eléctrica (Mobi-e), uma das primeiras da Europa, prevê 320 locais de abastecimento de carros eléctricos em 2010 e 1300 em 2011.

A rede será compatível com todas as marcas de veículos eléctricos e estará disponível em parques de estacionamento público, centros comerciais, bombas de gasolina, hotéis, aeroportos, garagens particulares e nas vias públicas dos municípios.

Para José Sócrates, esta escolha permite tornar Portugal menos dependente do petróleo e contribui para a redução das emissões de gases com efeito de estufa.

"Não tenho dúvidas, as coisas vão mudar no mundo. Resta saber se estamos na primeira linha dessas mudanças tecnológicas ou se esperamos, como esperámos tantas vezes que essa mudança venha ter connosco. Nós queremos estar no grupo da frente dos países que querem liderar a mudança", afirmou hoje o primeiro-ministro na cerimónia de lançamento da rede, no Parque das Nações em Lisboa.

Os municípios envolvidos são: Guarda, Faro, Braga, Viana do Castelo, Guimarães, Sintra, Évora, Castelo Branco, Loures, Porto, Lisboa, Almada, Leiria, Coimbra, Setúbal, Beja, Aveiro, Torres Vedras, Santarém, Cascais e Gaia.

A Mobi-e vai contar com pontos de carregamento lento (com duração de 6 a 8 horas) que permite o aproveitamento da energia eólica produzida durante a noite, e pontos de carregamento rápido (entre 20 a 30 minutos) para carregamentos feitos durante o dia.

O posto de carregamento foi desenvolvido e concebido por um consórcio de empresas nacionais liderado pela Efacec e envolvendo também a EDP Inovação, a Novabase, a Critical Software e o CEIIA (Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel).

Fonte: SIC

0 comentários:

  © Free Blogger Templates Blogger Theme by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP