segunda-feira, 29 de junho de 2009

4 milhões de carros eléctricos colocariam Portugal dentro dos limites de Quioto

Se Portugal substituísse 4 milhões dos actuais automóveis a gasóleo e gasolina por carros eléctricos, conseguiria cumprir as metas ambientais do protocolo de Quioto ou baixar mesmo desses patamares.

De acordo com o presidente da EDP, António Mexia, que participou na 9ª Conferência Anual “Alterações Climáticas: Hoje e Amanhã”, realizada pela BCSD Portugal, Portugal conseguiria reduzir até 37% o consumo energético nacional, através da substituição de 4 milhões de veículos normais por carros eléctricos.

Além disso, as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera seriam reduzidas em 11% e a dependência energética nacional face ao estrangeiro cairia 8%.

O gestor considera que, a partir de 2020, a eficiência energética ao nível da mobilidade estará implementada mas que, para isso, é preciso criar já as condições para o desenvolvimento dos carros eléctricos.

O encontro da BCDS Portugal, representação portuguesa do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), realizou-se no passado dia 17 de Junho, no Centro Cultural de Belém, tendo contado com a presença de Daniel Esty, professor de política e direito ambiental e director do Center for Business & Environment da Univesidade de Yale, e com a participação de responsáveis do Governo, de Organizações Não Governamentais e de empresas portuguesas.

Fonte: Público

0 comentários:

  © Free Blogger Templates Blogger Theme by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP