segunda-feira, 8 de junho de 2009

A Pegada Ecológica (um conceito que devemos saber)

A pegada ecológica é uma medida/estimativa que foi criada para medir a exigência da actividade humana de uma pessoa, região ou país sobre os ecossistemas, ou seja, o planeta Terra. Obtém-se aferindo a quantidade de Planeta Terra (medida em hectares globais) que uma pessoa ou população necessita para produzir os recursos que consome e absorver o lixo que produz.
.
A Pegada Ecológica, para que os ecossistemas se mantenham em equilíbrio, deve ser igual ou inferior à biocapacidade (capacidade de produção de novos recursos e de absorção de lixos) do Planeta/região.
.
Por exemplo, se a biocapacidade de um país é de 2.3 hectares globais, quer dizer que em termos médios a sua população não pode usar mais do que essa quantidade de Planeta para produzir os recursos que consome e para dissipar os lixos que produz. Se a pegada ecológica é desse mesmo país é de 3.5, então esse país apresenta um deficit de 1.2 hectares globais, o que quer dizer que o equilíbrio do país é insustentável. O país não vai ter recursos para as gerações seguintes.
.
Em 2008, a pegada ecológica do mundo inteiro (em termos médios) era de 2.7 hectares globais e a biocapacidade do planeta é de 2.1. Existe um deficit de 0.6, o que quer dizer que estamos a gastar 1.4 planetas Terra com o nosso modo de vida. Com os actuais níveis de consumo e de produção de lixos, com a actual biocapacidade do Planeta. A vida dentro de 1 ou 2 centenas de anos estará seriamente comprometida. É por isso necessário conhecer os nossos consumos e as implicações energéticas da sua produção, (re)ordenar os nossos gastos energéticos e a nossa produção de resíduos e pensar políticas para o aumento da biocapacidade dos países. Este trabalho, não é apenas dos Governos, é um trabalho da sociedade civil. É um trabalho nosso enquanto cidadãos.
.
Mais informação em: www.footprintnetwork.org

0 comentários:

  © Free Blogger Templates Blogger Theme by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP