terça-feira, 23 de junho de 2009

Petição pelo Dia da Águia em Portugal

A WWF acaba de lançar uma petição online pela instituição do Dia da Águia em Portugal.


Com esta acção, pretende-se lançar um alerta para a situação precária da Águia Imperial Ibérica (Aquila Adalberti) no nosso país e para a necessidade de criar medidas efectivas de protecção do seu habitat natural.
.
A petição, que será entregue à Assembleia da República, pode ser assinada por qualquer cidadão, através deste link.

Segundo a organização, a Águia Imperial Ibérica corre sérios riscos de extinção, devido à exploração das áreas de montado de sobro e azinho, que constituem o seu habitat natural. Para alcançar o objectivo de conservação desta espécie em Portugal, a WWF trabalha na conservação da floresta portuguesa e sua biodiversidade, em particular na preservação do sobreiro, uma árvore característica da floresta mediterrânica e habitat natural de espécies emblemáticas e ameaçadas, como a Águia Imperial e o Lince Ibérico.

A Águia Imperial é uma ave de grandes dimensões (apresentando uma envergadura de asas que pode atingir os 2m), que se encontra criticamente em perigo em Portugal e Espanha. Tendo sofrido um acentuado declínio, nomeadamente com as campanhas do trigo nos anos 30, pensou-se estar extinta em Portugal. Contudo, entre 2002 e 2004, foram confirmados casos de reprodução no nosso País, estimando-se, actualmente, uma população de 2 a 5 casais. O habitat principal da espécie são os montados de azinho e sobro, intercalados por áreas de pasto ou cereal e zonas de mato. A diminuição da sua presa principal, o coelho (nomeadamente devido a doenças), assim como a fragmentação do seu habitat preferencial, os montados, são factores de risco.

0 comentários:

  © Free Blogger Templates Blogger Theme by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP