segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Franceses vão pagar imposto sobre CO2

Uma medida que faz notícia no combate ao aquecimento global: no passado dia 10 de Setembro, o presidente francês Nicolas Sarkozy anunciou a criação de um imposto sobre a emissão de CO2.

Esta medida prevê o pagamento de €17 por cada tonelada de CO2 emitido, o que irá traduzir-se num aumento do preços dos combustíveis - razão pela qual cerca de 75% dos franceses já se opôs a esta medida.

Segundo o Le Monde, o novo imposto vai cobrir 70% das emissões no país e trazer 4,3 biliões de euros para os cofres públicos, anualmente. De acordo com o chefe de estado francês, o seu valor será restituído ao contribuinte por meio da redução do imposto de renda e de "cheques verdes", para investimentos em iniciativas ecológicas.

Um imposto semelhante fora já implementado nos anos 90, em alguns países do Norte da Europa, que constataram os benefícios desta medida, contribuído efectivamente para a redução das emissões de CO2.

A França será agora uma das primeiras grandes economias do mundo a implementar uma medida que, mais do que benéfica, é absolutamente necessária.

Fonte: Reuters

0 comentários:

  © Free Blogger Templates Blogger Theme by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP