terça-feira, 22 de setembro de 2009

Dia Sem Carros

Mais de 60 localidades portuguesas juntam-se hoje às 1.300 cidades europeias que decidiram banir por um dia o trânsito, cortando o acesso aos automóveis durante o "Dia sem Carros".


Em Lisboa, toda a Baixa, entre o Cais do Sodré e a Praça do Comércio, estará vedada ao trânsito das 08h00 às 22h00, com a polícia a controlar vários pontos-chave de acesso. A zona vedada estende-se até ao Príncipe Real e até ao cruzamento da avenida da Liberdade com a rua Alexandre Herculano. No Terreiro do Paço não se pode andar hoje de carro, mas pode subir-se de balão e ter uma perspectiva diferente da cidade. No mesmo espaço há também ioga, passeios pedestres, rastreio de doenças cardiovasculares e tiro com arco.

De norte a sul do país, outras localidades promovem iniciativas de sensibilização para transportes alternativos, ambiente e saúde, como Almeirim, que apostou na venda de bicicletas a preço reduzido.

No Algarve, uma mostra de veículos amigos do ambiente, de carros solares a trotinetes, vai desfilar entre Faro e Quarteira, antes de um almoço confeccionado em fornos aquecidos pelo Sol.

Por toda a região, várias cidades como Alcoutim, Silves ou Lagos celebram também o Dia sem Carros, promovendo exposições de veículos não poluentes, sessões de cinema ou jogos de rua.

Barcelos, no distrito de Braga, proíbe a circulação automóvel na Avenida da Liberdade, para simbolicamente devolver o espaço aos peões, que ali poderão aderir a várias actividades de animação.

Por toda a Europa, mais de 1.300 cidades aderem ao Dia sem Carros, que será assinalado também por comunidades no Brasil, Canadá, Croácia, Equador e Tailândia.

Agência Lusa / Público, 22.09.09

0 comentários:

  © Free Blogger Templates Blogger Theme by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP