segunda-feira, 31 de maio de 2010

Austrália e Japão: um incidente diplomático

Na passada 6ª feira, a comunidade internacional acordou com a notícia de um (muito interessante) incidente diplomático: a Austrália anunciou que vai levar o Japão ao Tribunal Internacional de Justiça.

Na origem desta decisão está a caça à baleia, prática levada a cabo sistematicamente pelo Japão e cuja suspensão tinha já sido pedida, por várias vezes, pelo governo australiano.

O Japão caça anualmente centenas de baleias em nome da investigação científica - uma excepção prevista na moratória da Comissão Baleeira Internacional (CBI) à caça comercial, em vigor desde 1986.

Segundo dados divulgados pelo Público, as embarcações japonesas, em 2008/2009, mataram 1003 baleias - o que representa um total, no mínimo chocante, de 52% das 1929 baleias caçadas em todo o mundo. O número para a época de caça de 2009/2010 é de 850 baleias-anãs e 50 baleias-comuns.


Em reacção à decisão da Austrália, o ministro japonês das Pescas Hirotaka Akamatsu afirmou que a mesma é “muito decepcionante" e "lamentável", sublinhando que "a pesca científica é um programa aprovado" pela CBI.

A Austrália e a Nova Zelândia anunciaram em Janeiro uma expedição para demonstrar que é possível estudar baleias sem as matar.

O ministro japonês dos Negócios Estrangeiros, Hidenobu Sobashima, referiu que quer resolver esta disputa com a Austrália de forma diplomática, mas acrescentou que se a Austrália for mesmo para a frente com o processo no Tribunal Internacional de Justiça, o Japão está preparado para responder.

O ministro do ambiente australiano, Peter Garrett, anunciou que a Austrália vai entregar os documentos do processo no Tribunal de Haia no início desta semana, depois de ter ameaçado fazê-lo há já vários meses.

Este é mais um dos exemplos que confirmam a profunda (e, pior que tudo, perigosa) estupidez humana: se a ciência justifica a degradação do Ecossistema, para que servirá então?

Fonte: Ecosfera (Público)

0 comentários:

  © Free Blogger Templates Blogger Theme by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP