quarta-feira, 19 de maio de 2010

Brigada do Mar: um exemplo a seguir

Não esperaram que alguma entidade se lembrasse de fazê-lo: em 2009, um grupo de cidadãos arregaçou as mangas face ao problema da poluição nas praias e criou a Brigada do Mar.

Este ano, são cerca de 40 voluntários que até 23 de Maio irão percorrer 45km de costa, entre as praias de Tróia e Melides, no Concelho de Grândola. O objectivo é retirar os detritos do areal, que serão recolhidos pelas entidades responsáveis e devidamente seleccionadas para efeitos de reciclagem.

Ao longo dos últimos 10 dias de limpeza das praias da costa alentejana, foram já recolhidos electrodomésticos, uma botija de gás cheia, medicamentos e seringas, para além do lixo habitual.

Esta 2ª acção da Brigada do Mar na nossa frente atlântica tem como objectivo contribuir para a limpeza do areal, promovendo ao mesmo tempo a consciencialização para o nosso património natural. Engloba também demonstrações sócio-culturais, feiras de arte, tertúlias, debates e convívio, bem uma vertente de solidariedade.

O projecto conta com o apoio da Câmara Municipal de Grândola, responsável pelo transporte dos detritos recolhidos para os locais apropriados e pelo alojamento e alimentação dos voluntários.

O Econsciência aplaude a Brigada do Mar, que nos mostra como intervenções deste género podem depender apenas da nossa vontade.

Siga aqui a acção este grupo.

0 comentários:

  © Free Blogger Templates Blogger Theme by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP