sábado, 24 de outubro de 2009

Europa reunida para a Cimeira de Copenhaga

O passado dia 20 assinalou o início de duas semanas decisivas para a Europa, com o arranque das reuniões de alto nível na União Europeia (UE), onde um conjunto de decisões importantes será tomado sobre o seu posicionamento no processo internacional sobre alterações climáticas, que culminará em Copenhaga, em Dezembro deste ano.

Dado que a UE se tem posicionado como líder nas negociações climáticas, o nível de ambição mostrado terá um enorme impacto no resultado de Copenhaga. Se não houver medidas e reduções de emissões suficientemente fortes, o objectivo de assegurar um aumento inferior a 2ºC não será conseguido, conduzindo o mundo a um caminho de impactes dramáticos associados às alterações climáticas.

Reuniões já decorridas:
  • ECOFIN (20 de Outubro): reunião dos Ministros das Finanças da UE, com vista a decidir sobre a escala, fontes e meios de financiamento da União Europeia para adaptação e mitigação nos países em desenvolvimento. A falta de acordo sobre financiamento para os países em desenvolvimento é um dos assuntos chave para um acordo em Copenhaga.
  • Conselho Europeu de Ambiente (21 de Outubro): reunião dos Ministros de Ambiente, com vista a decidir sobre os elementos da posição Europeia para Copenhaga, incluindo a revisão e inclusão das conclusões do ECOFIN. As conclusões do Conselho de Ambiente definirão o mandato negocial para a delegação da União Europeia em Copenhaga.

Próxima reunião:

  • Conselho Europeu (29 e 30 de Outubro): reúne os Chefes de Estado da UE, que decidirão ao mais alto nível os aspectos políticos da posição Europeia para Copenhaga.
Fonte: Quercus
.
Visite também o site oficial da Cimeira de Copenhaga e o blog português.

2 comentários:

lmrosa 17 de novembro de 2009 às 07:11  

Olá pessoal do Econsciência!
Estamos em contagem decrescente!
Mais uma acção pelo clima:
Façam vídeos individuais a exigir 350 de CO2 em Copenhaga e coloquem-nos no youtube. Vejam o meu post no meu blog Exigir 350 já! Estamos em contagem decrescente!
http://exigir350ja.blogs.sapo.pt/tag/1%C2%BApost
Continuação do excelente trabalho!
Luis Rosa!

Rui Clemente 17 de novembro de 2009 às 12:03  

Caro Luís

Obrigado pelo seu comentário e pelo desafio!
Retribuimos-lhe os votos: continuação de um excelente trabalho!
Volte sempre. Um abraço.

  © Free Blogger Templates Blogger Theme by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP