sexta-feira, 24 de julho de 2009

Petição em defesa da Reserva Agrícola Nacional

A Quercus, em conjunto com um grupo de cidadãos, lançou uma petição em defesa da Reserva Agrícola Nacional (RAN).


De acordo com esta associação, o novo diploma que define o estatuto da RAN é altamente lesivo para o Ordenamento do Território, ao permitir a florestação, sem quaisquer condicionantes, em todos os solos agrícolas, com o argumento de que não existe qualquer risco de destruição de solo agrícola, seja qual for o tipo de florestação.
.
É sabido, por outro lado, que a plantação intensiva de espécies como o eucalipto - de grande interesse para os produtores de pasta de papel - é altamente prejudicial ao equilíbrio dos solos e seus ecossistemas.
.
O mesmo diploma não prevê, igualmente, que àreas destinadas a habitação, actividades económicas, equipamentos e infra-estruturas sejam excluídas da RAN, subalternizando a defesa dos poucos solos férteis do país a necessidades que podem ser colmatadas de outras formas.

Os organizadores e assintantes desta petição pretendem reiterar «a necessidade de alargar o debate sobre a matéria, por forma a encontrar melhores soluções legislativas para a compatibilização dos diferentes interesses públicos afectados por esta revisão legal, a cuja imediata alteração apelam».

Mais de 2800 já assinaram. Leia e subscreva também, aqui.

2 comentários:

Anónimo,  25 de julho de 2009 às 03:41  

Saudos! Interesante cuestión. O Habacuc non é profeta, mais pensa; Quercus 4ever, e os Betula, Alnus, Fraxinus, Castanea...Podemos usar o Eucaliptus coma árbore ornamental, pero non debemos facer repoboacións masivas e monoespecíficas con esta especie.

Anónimo,  26 de setembro de 2009 às 19:25  

Grande blogue!
Quanto mais leio. mais gosto!
Já assinei a petição... :))
Vamos lá acabar com o maldito eucalipto, que à sua conta, o País já ardeu quase todo...
Ainda hoje escrvevi este comentário noutro blogue (Escrita em Dia) e noutro assunto! Que coincidência! :))
Abraço.

  © Free Blogger Templates Blogger Theme by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP