quinta-feira, 16 de julho de 2009

Condomínio da Terra

Este será talvez maior desafio que se colocou até hoje à humanidade. Ao descobrirmos que entre a crosta terrestre, o mar, a atmosfera e os seres vivos, existe uma rede complexa de interligações permanentes que sustentam a vida no planeta, temos de adaptar o nosso modo de vida e organização a este funcionamento global da Biosfera. Somos todos vizinhos, todos dependemos de todos e problemas globais não se resolvem de forma isolada.


É assim que se apresenta o Condomínio da Terra, uma iniciativa recentemente lançada pela Quercus, que tem como objectivo conciliar a necessidade humana de existência de um espaço vital - delimitada por fronteiras, zonas económicas exclusivas e espaços aéreos - com uma unidade global, composta por partes insusceptíveis de divisão jurídica - atmosfera, hidrosfera e biodiversidade - e das quais todos os povos são funcionalmente dependentes.

Mais do que um mero conceito teórico, o Condomínio da Terra pretende desenvolver um modelo de actuação, tanto a nível local - por exemplo, através de programas de reflorestação ou de protecção da Biodiversidade - como a nível global - tendo já decorrido o 1º Forum Internacional do Condomínio da Terra (a 5 de Julho em Gaia, Porto), que reuniu personalidades de diferentes países, entre ambientalistas, economistas, especialistas em direito internacional, professores universitários e dirigentes de organizações de defesa do património natural da Terra.

O Econsciência junta-se ao Condomínio da Terra, para que este movimento marque o início de uma nova etapa de consciência e, acima de tudo, de acção.

Fontes:
Uma Forma Humana de Habitar o Planeta, Paulo Magalhães, Quercus Ambiente nº 24
Condomínio da Terra: Organizar a Vizinhança Global, Paulo Magalhães, Quercus

0 comentários:

  © Free Blogger Templates Blogger Theme by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP