terça-feira, 10 de novembro de 2009

Comissão Europeia lança site que informa cidadãos sobre emissões industriais poluentes

«Contribuir para a transparência e a participação pública no processo de tomada de decisão ambiental.»


É desta forma que a Agência Europeia para o Ambiente apresenta o novo site E-PRTR (The European Pollutant Release and Transfer Register), lançado ontem.

Com este novo site, qualquer cidadão europeu pode saber que substâncias poluentes são emitidas pelas indústrias instaladas na sua região.

O E-PRTR funciona como uma base de dados à escala europeia, abarcando mais de 24 mil instalações industriais de 65 sectores de produção, situados em todos os Estados-membros da UE e na Islândia, Liechtenstein e Noruega.

Reúne informação sobre as emissões para o ar, água e terra, a partir de uma lista de 91 substâncias poluentes - incluindo metais pesados, pesticidas, gases com efeito de estufa e dioxinas.

Para já, estão disponíveis dados relativos a 2007, mas a informação será actualizada anualmente, em Abril.

Na região de Lisboa, por exemplo, o principal poluente emitido em 2007 foi o gás metano (CH4), que provém de aterros sanitários - Setúbal (668t) e Mato da Cruz (2010t) - e centros de tratamento de resíduos sólidos - Trajouce (3140t), Palmela (2640t) e Seixal (1940t), num total de 10398 toneladas.

Fonte: Agência Lusa

2 comentários:

Manuela Araújo 15 de novembro de 2009 às 16:28  

Boa iniciativa, e nem precisa de estar em português, a pesquisa é fácil. Por exemplo, pesquisei emissões de crómio na zona de Cávado, Ave e Leça e o resultado foi a emissão de 829 kg em 2007 para o ar, pela Petrogal. Claro que muita informação/poluição "clandestina" deve ficar fora, mas já é bom saber quem polui "legalmente".

Rui Clemente 17 de novembro de 2009 às 11:19  

A Manuela levanta aqui uma questão muito pertinente!
De facto, haverá sempre uma margem de erro nesta ferramenta. Só esperamos que se aperfeiçoe com o tempo, de modo a que essa margem diminua.

  © Free Blogger Templates Blogger Theme by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP