quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Uma em cada cinco espécies de plantas no Planeta em ameaça de extinção

Procuramos as boas notícias, mas não é fácil.

A que foi divulgada ontem (29 de Setembro) é grave: um quinto das plantas do planeta encontra-se em ameaça de extinção, estando a maioria concentrada nas regiões tropicais.

Esta foi a conclusão de um estudo realizado por investigadores dos Kew Gardens (do Museu de História Natural de Londres) e da UICN (União Mundial de Conservação da Natureza), que observaram uma amostra de 7000 espécies dos principais grupos de plantas, representativas das 380 mil que são conhecidas actualmente.

“O estudo confirma aquilo que já suspeitávamos, ou seja, que as plantas estão ameaçadas e que a principal causa é a perda de habitat induzida pelo ser humano”, comentou Stephen Hopper, director dos Kew Gardens.

O relatório aponta algumas das principais causas:

- a conversão de habitats em solos agrícolas e para pastagens;
- as plantações de óleo de palma no Sudeste asiático (estando a causar um “efeito devastador nas florestas tropicais nativas”);
- a infestação do fungo Phytophthora cinnamomi na Austrália, que causa o apodrecimento das raízes e está a provocar o colapso de ecossistemas inteiros
- o desenvolvimento urbano.

Este estudo será revisto periodicamente, para “monitorizar o destino das plantas” e mostrar onde e que tipo de acção é necessária.

O relatório será levado à Cimeira da ONU dedicada à Biodiversidade, em meados de Outubro em Nagoya, Japão.

2 comentários:

Leonardo 7 de outubro de 2010 às 22:08  

Olá, tudo bem? Parabéns pelo blog! Nós identificamos sua ótima iniciativa on-line e pensamos em compartilhar com você nossa nova série de animação que fala sobre assuntos que são de nosso interesse, dos seus leitores e deveriam ser de toda a sociedade: consumo consciente e sustentabilidade. A série de 10 episódios é “Consciente Coletivo” e estreou dia 8 de setembro no Canal Futura. Os 5 primeiros programas estão disponíveis no nosso site (www.futura.org.br/conscientecoletivo). Também preparamos alguns conteúdos extras como papéis de parede pro computador, avatares, assinaturas de email e twibbon para quem quiser mergulhar na campanha. Confira lá e fique à vontade para divulgar. A ideia é formar um grande “consciente coletivo” pelo meio ambiente na internet!
Grande abraço!
Leonardo Machado, Coordenador de Novas Mídias do Canal Futura

Men-Ho 8 de outubro de 2010 às 23:01  

Caro Leonardo, muito obrigado pelo seu comentário!
Estive a pesquisar um pouco mais sobre o vosso projecto, e vi um dos episódios. Muitos parabéns pela iniciativa e pelo excelente trabalho da Futura!
As suas palavras definem exctamente a razão de ser deste blog: a de formar um grande consciente colectivo, em nome do nosso Planeta!
Teremos todo o gosto em divulgar o vosso projecto aqui no Econsciência, muito bem breve.
Um grande abraço e volte sempre!
Rui Clemente (Men-Ho)

  © Free Blogger Templates Blogger Theme by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP