quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Recursos do Planeta para 2010: ESGOTADOS

No passado Sábado, dia 21 de Agosto, os habitantes da Terra esgotaram os recursos naturais que esta tem para oferecer anualmente.

A anúncio foi feito pela Global Footprint Network, organização não-governamental norte-americana que, todos os anos, calcula o volume de recursos naturais que o Planeta gera (biocapacidade) e compara-os com a procura humana, no que respeita ao consumo desses mesmos recursos e às emissões de CO2.

Em 2009, o "orçamento ecológico" foi esgotado a 25 de Setembro. Contudo, segundo Mathis Wackernagel, presidente da GFN, o desempenho deste ano não significa que o consumo tenha aumentado. «Este ano, analisámos todos os nossos dados e percebemos que, até agora, tínhamos sobreavaliado a produtividade das florestas e das pastagens. Por outras palavras, exagerámos a capacidade de que a Terra tem para regenerar e absorver o nosso excesso.»

A partir do dia 21, os humanos passaram a consumir e a viver dos créditos respeitantes ao próximo ano. À data de publicação deste post, foram já consumidos 101% dos nossos recursos naturais. E temos ainda mais 4 meses pela frente...

0 comentários:

  © Free Blogger Templates Blogger Theme by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP