segunda-feira, 26 de abril de 2010

Assine a petição: 5 cêntimos por cada saco plástico em Portugal!

Faz agora 1 mês que o blog da AVE (Associação Verde Esperança) criou uma petição pública para instituir um preço de venda a TODOS os sacos de plástico nas grandes e pequenas superfícies - como já acontece no Brasil, por exemplo, conforme noticiado no post de Julho/2009.

O Econsciência apoia a iniciativa da AVE e retoma o seu apelo:

REUTILIZE os sacos para as compras / utilize sacos de pano;
SEPARE os sacos em excesso para reciclagem;
REJEITE os sacos que são oferecidos nas lojas, sempre que possível;
e
ASSINE a petição aqui.

5 comentários:

AVE - Associação Verde Esperança 26 de abril de 2010 às 18:54  

OLA Econsciência. Muito agradecido pela divulgação da Petição Pública. é o terceiro blogue que decide fazer a divulgação desta petição. 39 pessoas pessoas assinaram até agora, um número não muito significativo como é evidente, no entanto tenho a certeza que se deve à falta de divulgação da Petição. Foi escrita um pouco de forma informal, tem como objectivo primordial juntar o maior número de pessoas em torno desta luta, pelo fim de um desperdício insustentável. até 2013 os países da UE terão de fazer a transição para os sacos biodegradáveis (bioplástico), que se degrada totalemente nos solos e pode também ser encaminhado para compostagem. No entanto durante este período de transição devemos apelar a todos os consumidores para o fim do desperdício de sacos plasticos.

Obrigado mais uma vez pela divulgação.

Miguel AVE

Rui Clemente 27 de abril de 2010 às 11:05  

Caro Miguel

É uma pena constatar que poucas pessoas têm aderido à petição. Mas farei o que estiver ao meu alcance, pois a iniciativa é de louvar. Vou "bombardear" os meus contactos de email e do Facebook periodicamente e vou colocar a petição em destaque aqui no blog.
Toda a ajuda é necessária!

Obrigado e volta sempre!

Manuela Araújo 1 de maio de 2010 às 16:21  

Olá
Eu já assinei essa petição há duas semanas, quando vi no blogue "um blogue pelo planeta". Acho que vou divulgar em breve, mas sinceramente, acho que vai ter pouca adesão: pagar é coisa que não se gosta, nem que seja 5 cêntimos :(
E depois, há que ter em conta: se é para pagar, vai reverter para quem? Eu coloquei nas observações, ao assinar, que deveria reverter para associações de utilidade pública de solidariedade ou defesa do ambiente reconhecidas.

Bom fim de semana

miss sunshine 10 de abril de 2011 às 13:38  

Olá... só queria perguntar se essa referência ao Brasil, no que toca ao pagar-se pelos sacos plásticos no supermercado, é realmente verdade. Porque estive lá no ano lectivo 2009/2010, em Manaus e mesmo no estado de São Paulo, e nunca me cobraram nada pelos sacos plásticos... aliás, ficavam muito espantados quando não levava saco ou simplesmente arrumava as compras na mochila ou num saco trasido de casa... Obrigada.

NMM 11 de abril de 2011 às 14:16  

Olá Miss Sunshine, a referência que fazemos ao Brasil (como pode ser consultad no post de 9 de julho) refere-se a uma iniciativa do Estado do Rio de Janeiro.

  © Free Blogger Templates Blogger Theme by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP