quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Agência Internacional de Energia alerta para crise energética "catastrófica"

A Agência Internacional de Energia alerta que o mundo está a caminhar para uma catástrofe energética, já que a maioria dos campos petrolíferos atingiu a capacidade máxima de produção.

O economista-chefe da organização, Fatih Birol, diz mesmo que com a retoma da economia mundial e consequente subida da procura até 2030, o mundo vai precisar de uma produção equivalente a seis Arábias Sauditas.

Após avaliar a situação de 800 campos de petróleo, correspondentes a ¾ da produção mundial, esta agência concluiu que a taxa de declínio da produção duplicou em apenas dois anos, estando a registar agora uma perda de 6,7% ao ano, contra os 3,7% de 2007.

A produção na maioria dos membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) terá já atingido o seu máximo, pelo que dá por concluída a época do petróleo barato.

Birol adiantou que não está a ver a preocupação dos governos em relação às dificuldades que terão de passar no fornecimento de petróleo. Por este motivo, o economista entende que se tem rapidamente de abandonar o petróleo.

0 comentários:

  © Free Blogger Templates Blogger Theme by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP