Pegada de Carbono (um conceito para a sustentabilidade)

.
Quando combustíveis fósseis são queimados, eles emitem Gases de Efeito de Estufa (GEE), como o CO2, que contribuem para o aquecimento global e, por conseguinte, para a degradação do equilíbrio ecológico do planeta. 98% do CO2 presente na atmosfera é proveniente da queima de combustíveis fósseis para a realização das actividades humanas.
.
É importante percebermos a quantidade de carbono que resulta da nossa acção, para que possamos ser energeticamente mais eficientes e menos poluentes pela redução das nossas emissões de carbono.
.
O cálculo da Pegada de Carbono é muito útil antes de começar um "dieta energética". A nossa Pegada corresponde a um valor - regra geral a emissão mensal ou anual de CO2 medido em toneladas. Existem sites com calculadoras para as emissões de carbono (ver abaixo), que através de perguntas simples, convertem a nossa actividade quotidiana (electricidade consumida, gás, kilómetros percorridos, etc) em toneladas de carbono. Existem já empresas que nos rótulos dos seus produtos incluem a Pegada de Carbono associada à produção desse produto, de forma a que as pessoas que controlam as suas emissões de carbono o possam fazer da melhor maneira.
.
Pretende-se percorrer um caminho em direcção à neutralidade do Carbono, o que se conseguirá através da redução da Pegada de Carbono, mas também através da compensação ou neutralização do carbono, assunto ao qual será dedicado um outro post.
.
Calculadora da Pegada de Carbono
0 comentários:
Enviar um comentário