Brigada do Mar: um exemplo a seguir
Não esperaram que alguma entidade se lembrasse de fazê-lo: em 2009, um grupo de cidadãos arregaçou as mangas face ao problema da poluição nas praias e criou a Brigada do Mar.
Este ano, são cerca de 40 voluntários que até 23 de Maio irão percorrer 45km de costa, entre as praias de Tróia e Melides, no Concelho de Grândola. O objectivo é retirar os detritos do areal, que serão recolhidos pelas entidades responsáveis e devidamente seleccionadas para efeitos de reciclagem.
Ao longo dos últimos 10 dias de limpeza das praias da costa alentejana, foram já recolhidos electrodomésticos, uma botija de gás cheia, medicamentos e seringas, para além do lixo habitual.
Esta 2ª acção da Brigada do Mar na nossa frente atlântica tem como objectivo contribuir para a limpeza do areal, promovendo ao mesmo tempo a consciencialização para o nosso património natural. Engloba também demonstrações sócio-culturais, feiras de arte, tertúlias, debates e convívio, bem uma vertente de solidariedade.
O projecto conta com o apoio da Câmara Municipal de Grândola, responsável pelo transporte dos detritos recolhidos para os locais apropriados e pelo alojamento e alimentação dos voluntários.
O Econsciência aplaude a Brigada do Mar, que nos mostra como intervenções deste género podem depender apenas da nossa vontade.
Siga aqui a acção este grupo.
0 comentários:
Enviar um comentário